quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Drogas

Conceito de Drogas

Toda substância natural ou artificial que altera a estrutura ou o funcionamento do organismo, acarretando problemas de natureza física, mental ou social,que causa dependência química.

Classificações de Drogas

LÍCITAS: Álcool, cigarros de tabaco, medicamentos, inalantes.
ILÍCITAS: Maconha, cocaína, crack, heroína, LSD, Ecstasy.

Nicotina ( Tabaco )

Planta originária do continente americano, o tabaco já era fumado pelos índios desde antes da chegada dos colonizadores europeus. Esse hábito, como os demais de mascá-lo ou aspirá-lo, foi sendo adquirido também pelos viajantes europeus que vinham à América.Foi, somente em 1560, que o uso do tabaco veio a tomar grande impulso na Europa, a partir da propaganda de Jean Nicot - diplomata francês cujo nome originou a palavra NICOTINA - de que ela possuía "maravilhosos poderes curativos". Foi Nicot que introduziu o seu uso na Franca.Com o passar do tempo, o hábito de fumar tabaco havia se propagado e, no século XVII, já era um vício generalizado em toda Europa, alcançando também a África e Ásia.O tabaco perde, contudo, sua auréola de "remédio para todos os males", restringindo seu uso à população de baixa renda. Mas aos poucos vai ganhando o gosto da nobreza e da burguesia e, por fim, no início do século XVIII, é um dos maiores valores de comércio internacional.

NICOTINA - EFEITOS FÍSICOS E PSÍQUICOS

Consumida por via oral ou nasal, a nicotina, componente do tabaco, é considerada uma droga estimulante. Não possui nenhum efeito terapêutico, provocando dependência física e psíquica. Provoca tolerância, ou seja, o organismo adapta-se a sua presença através de um processo biológico, e sujeita a síndromes de abstinência os indivíduos que param de fumar de uma maneira brusca.Entre as 4 mil substâncias existentes na fumaça do tabaco, a nicotina é a responsável pela dependência física, caracterizada por sintomas de irritabilidade, palpitação, tontura, ansiedade e fadiga.* Aumento da pressão arterial, diminuição do fluxo sangüíneo para a pele, diminuindo a temperatura;* Faringites, bronquites, falta de apetite;* Perturbações da visão;* Diversos tipos de câncer;* Doenças cardiovasculares, angina, infarto.

Cafeina

A forma pura da cafeína foi extraída das plantas em 1820, mas, atualmente, pode ser produzida em laboratório. Em nosso dia-a-dia a encontramos em pequenas quantidades por meio do café, do chá preto, chá mate, guaraná, coca-cola ou da noz de cola.CAFÉInfusão feita das sementes do cafeeiro, o café é a bebida que contém cafeína mais consumida no mundo.O cafeeiro é originário da Etiópia, tendo chegado à Arábia no século XIII e à Turquia no século XVI. Mas é somente com sua chegada à Itália, no princípio do século XVII, que se dá sua grande expansão, pois começaram a surgir, desde então, casas de café por toda Europa, servindo de local de encontro e discussões sérias. Na segunda metade do século XVII, o café chegou à América.Antes de ser consumido da maneira que conhecemos, o café, há cerca de 700 anos, foi uma comida, depois vinho e também remédio.No século XVII, em vários condados da Alémanha e na Rússia Czarista, consumidores de café foram condenados à morte.Tendo se popularizado com sua chegada à Europa, foram os Estados Unidos, após sua independência, que se tornaram o principal consumidor mundial, respondendo hoje pelo consumo de cerca de 1/3 (um terço) do café cultivado no mundo. O Brasil entra, por sua vez, na estatística do café com o primeiro lugar entre os produtores, vindo acompanhado da Colômbia, detentora do segundo.Atualmente é também cultivado em Java, Sumatra, Índia, Arábia, África Equatorial, Hawai, México, Antilhas, América Central e outros países da América do Sul.

CAFEÍNA - EFEITOS FÍSICOS E PSÍQUICOS

A cafeína é uma droga estimulante consumida por via oral, que em pequenas quantidades aumenta a circulação por provocar dilatação nos vasos sangüíneos. Não é tóxica mas pode, em dose excessiva, produzir excitação, insônia, dores de cabeça, taquicardia, problemas digestivos e nervosismo.Alguns a usam para resolver problemas cardíacos, auxiliar pessoas com depressão nervosa decorrente do uso do álcool, ópio e outras drogas.Porém alguns estudiosos não observam nenhum uso terapêutico na cafeína, alertando para o perigo da dependência psíquica e da síndrome de abstinência.

Anfetaminas

Sintetizada pela primeira vez em 1887, as anfetaminas são drogas estimulantes, ou seja, alteram nosso psiquismo, aumentando, estimulando ou acelerando o funcionamento do cérebro e do Sistema Nervoso Central.São drogas sintéticas, fabricadas em laboratório, não sendo, portanto, produtos naturais. Foi lançada no mercado farmacêutico na forma de um inalador indicado como descongestionante nasal, em 1932. Em 1937, iniciou-se o comércio de Benzedrina, um comprimido para revigorar energias e elevar estados de humor. Foi usado, durante a Segunda Guerra Mundial, pelas tropas alemãs para combater a fadiga provocada pelo combate. Os Estados Unidos também permitiram seu uso na Guerra da Coréia.Por ser uma droga cujo uso terapêutico auxilia principalmente na moderação do apetite, é facilmente encontrada nas farmácias, que são obrigadas a vendê-la sob prescrição médica.

Sintomas

As anfetaminas provocam dependência física e psíquica, podendo acarretar, com seu uso freqüente, tolerância à droga, assim como a sua interrupção brusca, síndrome de abstinência.Sendo consumidas por via oral ou injetadas, elas são consideradas psicotrópicos estimulantes, por induzir a um estado de grande excitação e sensação de poder, facilitando a exteriorização de impulsos agressivos e incapacidade de julgar adequadamente a realidade.O uso prolongado pode provocar forte dependência, sendo que no extremo podem surgir alucinações e delírios, sintomas denominados "psicose anfetamínica".

Crack

É uma mistura de cocaína em pó com amônia ou bicarbonato de sódio, tem este nome, pois faz um pequeno estalo na combustão quando é fumado. É mais barato que a cocaína, mas o seu efeito, que dura pouco tempo, é cinco vezes mais forte, aumentando o consumo rapidamente, levando a dependência.
É fumado em cachimbos e produzem efeitos basicamente iguais ao da cocaína, porém muito mais rápido e intenso.

Sintomas

Irritabilidade, depressão e paranóia, emagrece acentuadamente, debilita o organismo, causa derrames cerebrais e leva à morte com rapidez.
O usuário de crack vive em média seis meses.

Cocaína

É um produto extraído da planta "Erythroxylon coca", ou, como é popularmente conhecida, "coca" ou "epadu".Sendo uma planta tipicamente sul americana, é nativa dos Andes, onde mascar sua folhas, "coquear", é um hábito tradicional que remonta vários séculos. Sua principal função é evitar a sede, a fome e o frio.Podemos encontrar, em algumas sociedades andinas, um valor cultural e mitológico ligado à coca.Em certas sociedades, por exemplo, é aplicada a folha no recém-nascido para secagem do cordão umbilical - que depois é enterrado com as folhas, representando um talismã para o resto da vida do indivíduo. Em certas cerimônias funerais, é usada, também, mediante certos rituais, como forma de apaziguar e tranqüilizar os espíritos.O papel sócio-cultural da coca é importante em alguns países andinos. Dois exemplos são o Peru e a Bolívia, onde é consumida também sob a forma de chá, com propriedades medicinais que auxiliam principalmente problemas digestivos. Sua importância é tal que, neste primeiro país, existe até um órgão do governo encarregado de controlar a qualidade das folhas vendidas no comércio, o "Instituto Peruano da Coca".Se em alguns países andinos a coca é um bem sócio-cultural, histórica e tradicionalmente importante, em outros países, como no Brasil, é vista como um "mal, algo a ser combatido e exterminado de qualquer maneira". A lei destes países procura taxar o seu uso como ilícito e a sociedade, em sua maioria, procura estigmatizar seus usuários como "desviantes" ou "marginais".O uso mais comum nestes casos é sob a forma de sal - o cloridrato de cocaína. É consumida via nasal, ou seja, aspirada, "cheirada". Por ser uma droga cara, seu uso é dificultado a pessoas de baixa renda.Se o "pó", como é popularmente conhecido o sal cloridrato de cocaína, é muito caro, favorecendo o seu uso pelas camadas mais altas da sociedade, o uso da coca tornou-se mais acessível à população de baixa renda com o advento do "crack".

Sintomas

A cocaína provoca sensação de euforia e bem-estar, idéia de grandiosidade, irritabilidade e aumento da atenção a estímulos externos.Com o aumento da dose: reações de pânico, sensação de estar sendo perseguido, às vezes alucinações auditivas e táteis (escutar vozes, sentir sensação de bichos andando pelo corpo). O quadro completo é chamado de "psicose cocaínica". Intoxicação aguda: em intoxicação com doses mais altas, quadro de síndrome cerebral orgânica (SCO), caracterizado por confusão e desorientação, podendo resultar em lesão cerebral.Efeitos físicos: aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca, podendo provocar infarto e arritmias que causam morte súbita. Menciona-se ocorrências de convulsões generalizadas e aumento da temperatura capaz de induzir convulsões. Com a aplicação endovenosa, corre-se o risco de contrair-se os vírus do hepatite e da AIDS.NOMES POPULARES: Pó, neve, Brizola, bright, branquinha, pico, crack, coca.

Ecstasy

É uma droga sintética, produzida na EUROPA. Tendo como princípio ativo o MDMA. METILENO-DIMETOXI-METAMFETAMINA.
Os efeitos podem durar de quatro a seis horas, produz um aquecimento no organismo e, sem motivo algum a pessoa fica muito desinibida, mas causa também a insuficiência renal, hepática e cerebral, ataques de pânico, depressão e convulsões, podendo levar a morte.

Maconha

Maconha é o nome dado, aqui no Brasil, a uma planta chamada cientificamente de "Cannabis Sativa", conhecida há séculos e que cresce naturalmente em várias partes do globo, podendo ser facilmente cultivada e sendo encontrada em todos os continentes. Seu plantio foi incentivado durante muitos séculos devido à utilização de seus talos para a fabricação de cordas, fibras têxteis, palitos e até papel. Todavia, é das folhas, bem como de seus topos floridos, que se extrai a substância ativa conhecida como "THC Delta 9 Tetrahidrocanabinol".Os produtos da "Cannabis Sativa" podem ser consumidos por via pulmonar (fumada) ou por via oral (comidos), como ocorre nas populações indígenas.Originaria da Ásia Central, seus primeiros registros históricos são de mais de 200 anos a.C. na China, no Egito e na Índia. No segundo milênio a.C., era empregada com fins terapêuticos na China e descrita pelo imperador Shen Nung como analgésico. Seu emprego medicinal corresponde a uma longa tradição entre povos africanos e asiáticos, mas também já era utilizada como desinibidora: os gregos a usavam para liberar do corpo gases intestinais e para dor de ouvido; e os indianos, há 1000 anos a.C., utilizavam-na para "libertar a mente de coisas mundanas". Seu consumo é tradição secular em alguns países, principalmente naqueles onde o consumo de álcool é proibido.Parece ter sido introduzida nas Américas pelos espanhóis, que fizeram as primeiras plantações no Chile, no século XVI. O hábito de fumar ou ingerir folhas e sementes da Cannabis é antigo, vinculado a práticas religiosas de muitos povos.Na segunda metade do século XIX, escritores e intelectuais franceses fornecem as primeiras descrições do uso recreativo desta preparação no Ocidente. Há séculos, ele fazia parte do arsenal de medicina popular em vários países e, ao final do século XIX, fez parte de vários MEDICAMENTOS produzidos por respeitáveis laboratórios farmacêuticos dos Estados Unidos. Era indicada como analgésico, antiespasmódico e dilatador dos brônquios.

Sintomas

Os efeitos físicos agudos são muito poucos: os olhos ficam meio avermelhados, a boca fica seca e o coração dispara (de 60-80 batimentos por minuto pode chegar a 120-140 ou até mais).Os efeitos psíquicos agudos dependerão da qualidade da maconha fumada e da sensibilidade de quem fuma. Para uma parte das pessoas, os efeitos são uma sensação de bem-estar acompanhada de calma e relaxamento, de diminuição da fadiga e vontade de rir. Para outras pessoas, os efeitos são mais desagradáveis: sentem angústia, ficam aturdidas, temerosas de perder o controle da cabeça, trêmulas e suando. É o que, comumente, chamam de "má viagem". Há, ainda, evidente perturbação na capacidade da pessoa calcular tempo e espaço e um prejuízo da memória e atenção.Aumentando-se a dose e/ou dependendo da sensibilidade, os efeitos psíquicos agudos podem chegar até a alterações mais evidentes, com predominância de delírios e alucinações. O delírio é uma manifestação mental pela qual a pessoa faz um juízo errado do que vê ou ouve. Neste caso, há mania de perseguição (delírios persecutórios). A mania de perseguição pode levar ao pânico e, conseqüentemente, a atitudes perigosas ("fugir pela janela", agredir as pessoas em "defesa" antecipada contra agressão que julga estar sendo tramada). Já a alucinação, que é uma percepção sem objeto, pode ter fundo agradável ou terrificante.Já os efeitos físicos crônicos da maconha são maiores. Com o continuar do uso, vários órgãos do corpo são afetados. Os pulmões são um exemplo disso, levando a problemas respiratórios (bronquites), como ocorre também com o cigarro comum. Porém, a maconha contém alto teor de alcatrão (maior mesmo que no cigarro comum) e nele existe uma substância chamada benzopireno, conhecido agente cancerígeno. Ainda não está provado cientificamente que a pessoa que fuma maconha cronicamente está sujeita a contrair câncer dos pulmões com maior facilidade. Mas, os indícios, de que assim possa ser, são cada vez mais fortes.Outro efeito físico indesejável do uso crônico da maconha refere-se à testosterona, ou hormônio masculino. Já existem muitas provas de que a maconha diminui em até 50-60% a quantidade de testosterona. Em conseqüência, o homem apresenta um número bem reduzido de espermatozóides no líquido espermático, o que leva a uma "infertilidade". Este efeito desaparece quando a pessoa deixa de fumar a planta. É também importante dizer que o homem não fica impotente ou perde o desejo sexual, ele fica somente estéril.

Daime

O Daime é um chá extraído de duas plantas alucinógenas: do "cipó da vida" (Banisteriopsis Caapi) e de uma folha (Psychotria Viridis). Há referências, também, da utilização da planta Chacrona. Essas plantas, das quais se produz o chá, são utilizadas no ritual do Santo Daime ou do Culto da União do Vegetal e várias outras seitas. O cipó da "forca" e a folha, "luz".Estes rituais são bastantes difundidos no Brasil e cultuam as forças e os deuses das florestas. São praticados nas regiões Norte, (Amazônia e Acre), como também na região Centro Oeste, nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.O ritual tem origem na sociedade das populações indígenas e mestiças da Amazônia Ocidental. Seu uso veio dos índios da América do Sul.O Daime é utilizado para rituais mágicos e religiosos, para receber orientação divina, para comunicar-se com os espíritos que animam as florestas e, também, para determinar a causa de moléstias e cura, bem como produzir interação social através do ritual. As alucinações provocadas pelo chá são chamadas de "mirações".Uma das substâncias sintetizadas por essas plantas é a DMT - Dimetiltriptamina, responsável pelo seus efeitos.

Sintomas

Provoca dilatação das pupilas, suor excessivo, taquicardia, náuseas e vômitos.

Perda da discriminação espaço-temporal, ilusões, alucinações e delírios.Não há desenvolvimento de tolerância; comumente, não induz à dependência e não ocorre síndrome de abstinência.NOMES POPULARES: Nativa, yajé, nepe, caapi. É mais genericamente conhecida pelos índios Quéchuas como "Ayahuasca" (ou huasca, ou hoasca), que significa "cipó dos espíritos" e "vinho da vida".USO TERAPÊUTICO: Foi demonstrado cientificamente que os efeitos desse chá tem eficácia no combate a vermes e protozoários.

Cogumelo

Seu uso ritual é bastante antigo no México, onde ficou famoso, sendo utilizado pelos nativos daquela região desde antes de Cristo. Sabe-se que o "cogumelo sagrado" atualmente ainda é utilizado por bruxos, em seus rituais, e por alguns pajés. É chamado pelos índios astecas do México de "carne dos deuses", sendo considerado sagrado por certas tribos. Tem o nome cientifico de "Psylocybe mexicana" e dele pode-se extrair uma substância com forte poder alucinógeno: a psilocibina.No Brasil, temos pelo menos duas outras espécies de cogumelos alucinógenos: o "Psylocibe cubensis" e a espécie do gênero "Paneoulus".Um caso real conta:"Um jovem arquiteto coleta vários cogumelos. Prepara-os num liquidificador, com leite e leite condensado. Guarda essa mistura na geladeira de sua casa. Mais tarde, com grande sentimento de culpa, depara com sua avó, que bebera a mistura pensando tratar-se de batida de frutas ou vitamina, meio aterrorizada na sala de visitas, com a TV ligada, e discutindo amargamente com os personagens da novela - que haviam saído do aparelho e estavam pela sala."

Sintomas

Os sintomas físicos são poucos salientes. Podem aparecer dilatação das pupilas, suor excessivo, taquicardia, náuseas e vômitos. Não há desenvolvimento de tolerância; também não induzem dependência e não ocorre síndrome de abstinência.* Produzem alucinações e delírios. Estes efeitos são maleáveis e dependem de várias condições, como personalidade e sensibilidade do indivíduo. Pode também provocar hilaridade e euforia.* Estas alucinações podem ser agradáveis. Em outras ocasiões, os fenômenos mentais podem ser desagradáveis (visões terrificantes, sensações de deformação do próprio corpo).* Um dos problemas preocupantes deste alucinógeno, bem como da Datura,Daime, Peyote e o LSD-25, é a possibilidade, felizmente rara, da pessoa ser tomada de um delírio persecutório, delírio de grandeza ou acesso de pânico e, em virtude disto, tomar atitudes prejudiciais a si e aos outros.

LSD – 25

O LSD-25 (abreviação de Dietilamida do Ácido Lisérgico) é uma substância sintética fabricada em laboratório.Foi descoberto, em 1943, por um cientista suíço, Albert Hoffman, que estudava alcalóides (substâncias encontradas nos vegetais), extraídos de fungos que atacam o centeio e cereais. Este cientista trabalhava com os alcalóides da Ergotina, sobretudo a Dietilamida do Acido Lisérgico, substância que ele próprio, cinco anos antes (1938), havia composto a partir da associação experimental da Dietilamida do Ácido Lisérgico-25 e cuja fórmula final resultou no tratamento de destro-dietilamida do ácido lisérgico-25 ("este nome indica, além da combinação química básica, que a droga desvia a luz polarizada para a direita-destro, é solúvel na água e foi a vigésima quinta de uma série de anotações experimentais").Seu interesse pela ergotina baseava-se numa expectativa gerada desde a Idade Média, a propósito de uma peste que era conhecida, devido ao excessivo ardume que causa na pele, como "fogo sagrado" ou "fogo de Santo Antão" - causada pelo contato direto com um fungo (um cogumelo conhecido popularmente por Ergot e que comumente cresce atado à planta do centeio). Esta substância foi ingerida acidentalmente pelo cientista, ao aspirar pequeníssima quantidade de pó, num descuido de laboratório, provocando estranhos efeitos como distorções visuais, perceptuais e alucinações.Em 1960, apareceram os primeiros relatos do uso do LSD-25 entre jovens e adultos, influenciados pelo movimento hippie. Em 1968, o LSD-25 foi proibido, mas continuou sendo produzido em laboratórios clandestinos.

Sintomas

O LSD-25 produz uma série de distorções no funcionamento do cérebro, alterando as funções psíquicas. Tais alterações dependem muito da sensibilidade da pessoa, do seu estado de espírito no momento em que tomou a droga e do ambiente em que se deu a experiência.As alucinações, tanto visuais quanto auditivas, podem trazer satisfação (boa viagem) ou deixar a pessoa extremamente amedrontada (má viagem, "bode").Outro aspecto refere-se aos delírios. Estes são chamados juízos falsos da realidade, isto é, há uma realidade, um fato qualquer, mas a pessoa delirante não é capaz de avaliá-lo corretamente, podendo desencadear também estados psicóticos como pânico e sentimentos paranóicos.O LSD-25 produz poucos efeitos no resto do corpo. A pulsação pode ficar mais acelerada, as pupilas podem ficar dilatadas, além de ocorrer sudoração e certa excitação. São raros os casos de convulsão. Mesmo as doses muito fortes não chegam a intóxicar seriamente a pessoa do ponto de vista físico. Não leva comumente a estado de dependência e não há descrição de síndrome de abstinência. A tolerância desenvolve-se muito rapidamente, mas também há desaparecimento rápido da mesma com o parar do uso.O perigo do LSD-25 está no fato de que, pela perturbação psíquica, há perda da habilidade de perceber e avaliar situações comuns de perigo. Há descrições de casos de comportamento violento e de pessoas que, após tomarem o LSD-25, passaram a apresentar por longos períodos depressão ou mesmo acessos psicóticos.O "flashback" é uma variante dos efeitos a longo-prazo - semanas ou até meses após a sua utilização, a pessoa passa repentinamente a ter todos os sintomas psíquicos daquela experiência anterior, sem ter tomado de novo a droga.NOMES POPULARES: AcidoUSO TERAPÊUTICO: Nenhum

Inalantes e Solventes

INALANTES: toda a substância que pode ser inalada, isto é, introduzida no organismo através da aspiração pela boca ou nariz.SOLVENTES: substância capaz de dissolver coisas. Via de regra, todo o solvente é uma substância altamente volátil, isto é, evapora-se muito facilmente podendo, por isso, ser inalado. Devido a essa característica, são, portanto, chamados de inalantes. Muitos dos solventes ou inalantes são inflamáveis, ou seja, pegam fogo facilmente.Os solventes passam a ser utilizados como droga de abuso por volta de 1960 nos EUA. No Brasil o uso de solventes começa a aparecer no período de 1965-1970.Hoje, o consumo de solventes se dá muito em países do chamado Terceiro Mundo, enquanto que em países desenvolvidos a freqüência de uso é muito baixa.Os solventes são drogas muito utilizadas por meninos de rua como forma de, por exemplo, sanar a fome e por estudantes de 1º. e 2º. graus dado seu fácil acesso e baixo custo.Eles podem ser aspirados voluntariamente (caso dos meninos de rua que cheiram cola de sapateiro) ou involuntariamente (trabalhadores de indústrias de sapatos ou de oficinas de trabalho, expostos ao ar contaminado por essas substâncias).O clorofôrmio e o éter chegaram a servir como drogas de abuso em outros tempos e depois seu uso foi praticamente abandonado. No Brasil, a moda voltou com os lança-perfumes trazidos da Argentina. O clorofórmio é conhecido desde 1847 como anestésico, mas foi abandonado porque surgiram anestésicos mais eficientes e seguros. Assim também ocorreu com o éter. Há referências ao abuso do éter como substituto do álcool durante a Lei Seca nos Estados Unidos e durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha.Por volta de 1960, os lança-perfumes, que eram feitos de Cloreto de Etila, começaram a ser aspirados para dar sensação de torpor, tontura e euforia. O Quelene, anestésico local, formava par com o lança-perfume e era empregado fora das épocas de Carnaval, quando a disponibilidade do lança-perfumes era menor. Muitas pessoas morreram de parada cardíaca provocada por essa droga e, por volta de 1965, o governo brasileiro proibiu a fabricação dos lança-perfumes e do Quelene. Contudo, começaram a surgir referências ao retorno do uso de lança-perfumes, só que como um produto feito à base de clorofórmio e éter.

Sintomas

Após a aspiração, o início dos efeitos é bastante rápido. Entre 15-40 minutos já desapareceram. O efeito dos solventes vai desde uma pequena estimulação, seguida de uma depressão, até o surgimento de processos alucinatórios. Os principais efeitos são caracterizados por uma depressão da atividade do cérebro aparecimento dos efeitos após a inalação foi dividido em 4 fases:1a. fase: fase da excitação. A pessoa fica eufórica, aparentemente excitada, ocorrendo tonturas e perturbações auditivas e visuais. Podem aparecer náuseas, espirro, tosse, muita salivação e as faces podem ficar avermelhadas.2a. fase: a depressão começa a predominar. A pessoa entra em confusão, desorientação, fica com a voz pastosa, começa a ter a visão embaçada, perda do autocontrole, dor de cabeça, palidez e começa a ver e a ouvir coisas.3a. fase: a depressão se aprofunda com redução acentuada do estado de alerta, incoordenação ocular, incoordenação motora, fala "enrolada", reflexos deprimidos, já podendo ocorrer processos alucinatórios.4a. fase: aparece a depressão tardia, podendo chegar a inconsciência. Há queda de pressão, sonhos estranhos, podendo ocorrer surtos de convulsão. Há possibilidade de se chegar ao coma e à morte.A aspiração repetida, crônica, pode levar à destruição dos neurônios, lesões irreversíveis.Os usuários podem apresentar-se apáticos, com dificuldade de concentração e com déficit de memória.Os solventes têm a propriedade de deixar o coração muito sensível à adrenalina (uma substância produzida pelo corpo), o que faz com que os batimentos cardíacos aumentem.Os solventes, inalados crônicamente, podem levar a lesões da medula óssea, dos rins, do fígado e dos nervos periféricos que controlam os nossos músculos.Não há, na literatura médica, afirmativas claras de que os solventes possam levar à dependência. Também não se figura síndrome de abstinência. A tolerância pode ocorrer, instalando-se em um ou dois meses.NOMES COMERCIAIS: Os solventes estão presentes em muitos produtos comerciais. Existem dois grupos principais:1) Substâncias voláteis: éter, clorofórmio, gasolina, benzina, fluido de isqueiro, carbex etc.2) Substâncias usadas na indústria como solvente, diluente e adesivas: cola de sapateiro, tintas, vernizes, removedores, limpa-manchas, esmaltes etc.Estes produtos pertencem a um grupo químico chamado Hidrocarbonetos Aromáticos ou Afiláticos cujas substâncias ativas são: Tolueno, N-hexano, Benzeno, Xilol, Acetato de Etila, Cloretila ou Cloreto de Etila, etc.NOMES POPULARES: Cheirinho da loló ou loló (preparado clandestino à base de clorofórmio mais éter), lança-perfumes ou lança, cola etc.

Opiáceos

O ópio ("suco", em grego) é obtido a partir de um líquido leitoso da cápsula verde da papoula (Papaver somniferum), planta que cresce naturalmente na Ásia. É também chamada de "dormideira", sendo originária do Mediterrâneo e Oriente Médio.Quando seco, o suco passa a se chamar pó de ópio. O ópio é apresentado em barras de cor marrom e gosto amargo que podem ser reduzidas a pó; aquecido produz um vapor amarelo que é inalado. Pode ser dissolvido na boca ou ingerido como chá.A papoula é legalmente cultivada, servindo de fonte de matéria-prima a laboratórios farmacêuticos; contudo, em sua maioria, as plantações são ilegais e destinam sua produção ao comércio clandestino de ópio e heroína.Entre os gregos antigos, o ópio era revestido de um significado divino como símbolo mitológico poderoso.Os seus efeitos eram considerados como uma dádiva dos deuses, destinada a acalmar os enfermos.Na China, desde tempos imemoriais, a planta da papoula era símbolo nacional (tal como os ramos do café no Brasil). Parece que o ópio foi introduzido na China pelos árabes no século IX ou X.As provas mais antigas do conhecimento do ópio remontam às plaquinhas de escrever dos sumerianos, que viveram na baixa Mesopotâmia (hoje o Iraque/Irã) há cerca de 7000 anos.O conhecimento de suas propriedades medicinais chega depois à Pérsia e ao Egito por intermédio dos babilônios. Os gregos e os árabes também empregavam o ópio para fins médicos.

Sintomas

As pessoas não iniciadas podem experimentar náuseas, vômitos, ansiedade, tonturas e falta de ar.* O dependente entra diretamente num estado de torpor, sentindo os membros pesados e o raciocínio lento.* A dependência e tolerância se desenvolvem rapidamente e o dependente passa a sentir tudo, menos prazer.* Privado da droga, tem tremores, suores, angústia, cólicas e câimbras - sintomas da síndrome de abstinência.NOMES COMERCIAIS: Tintura de Ópio, Elixir Paregórico, Elixir de Dover (substância ativa - Pó de ópio).USO TERAPÊUTICO: Anti-diarréico e analgésico.[A] Ópio [C] Codeína e Ziprepol[B] Morfina [D] Heroína.

Morfina

A morfina é a mais conhecida das várias substâncias existentes no pó de ópio. A palavra morfina vem do deus da mitologia grega Morfeu, deus dos sonhos.Foi isolada em 1806, sendo uma das mais potentes drogas analgésicas.Após a constatação das desastrosas conseqüências do seu largo emprego, a morfina foi relegada a um plano secundário em medicina.Os mecanismos de fiscalização sobre a sua produção e comercialização são severos. Só está disponível em soluções injetáveis e comprimidos e seu uso é restrito a algumas situações médicas onde se impõe o uso de um analgésico potente (como cânceres, queimaduras extensas, grandes traumatismos). O mercado clandestino é restrito, quase insignificante.

Sintomas

Os efeitos agudos da morfina são semelhantes aos do ópio, mas mais potentes Tolerância e dependência também se instalam rapidamente. O dependente de morfina vive em um estado de torpor e insensibilidade .
A síndrome de abstinência é muito grave, acompanhada de intensa angústia, tremores, diarréia, suores e câimbra hospitalização é sempre uma imposição nos tratamentos de desintoxicação. A droga nunca é retirada bruscamente, havendo necessidade de se estabelecer um programa de retirada progressiva da droga ou sua substituição por derivados sintéticos mais seguros.
NOME COMERCIAL: Morfina.

Heroína

Obtida a partir da morfina, é muito mais potente do que ela. Conhecida como a "rainha das drogas" por causa de seus efeitos. Foi sintetizada em 1874, em Berlim.A palavra heroína vem do termo "heroich" que, em alémão, significa potente, enérgico.De início foi preconizada como substituta da morfina e chegou a fazer parte dos MEDICAMENTOS analgésicos, antitussígenos e hipnóticos. Hoje em dia, não tem qualquer indicação médica.Na sua forma pura, é um pó branco e amargo. Vendida clandestinamente, tem coloração que varia do branco ao marrom escuro, por causa das impurezas deixadas pelos processos primitivos de obtenção ou pela presença de talco, açúcar, corantes químicos, leite em pó etc.A via de administração preferida pelos usuários de heroína é a endovenosa. Pode ser também aspirada ou fumada.

Sintomas

Os efeitos agudos são semelhantes aos obtidos com os outros opiáceos: torpor e tonturas misturados com um sentimento de leveza e euforia. As primeiras doses podem provocar náuseas e vômitos.Depois de instalada a dependência, há necessidade de ministrá-la mais vezes a fim de prevenir os desprazeres da abstinência: cólicas, angústia, dores pelo corpo, letargia, apatia e medo. A tolerância instala-se rapidamente. A repetição das doses nada mais faz a não ser aliviar estes sintomas.

Sintomas da Overdose

FALTA DE AR: A droga afeta o cérebro, com isso, a pessoa não consegue controlar bem a respiração, resultado a pessoa fica sem oxigênio e começa a sentir uma falta de ar que aumenta lentamente.
TONTURA: A falta de ar no sangue, afeta o cérebro, com isso, a pessoa não consegue controlar bem a respiração, resultado a pessoa fica sem oxigênio e começa a sentir uma falta de ar que aumenta lentamente.
DOR: A pessoa sente uma forte dor no peito, o cérebro já não consegue controlar o coração. A dor aumenta porque a pessoa faz muito esforço para respirar. O coração passa a bater fora do ritmo, falha e acaba parando.
CONVULSÕES: Durante a crise, a pessoa enrola a língua, revira os olhos, fica se debatendo no chão e sente dores em todo o corpo. Quando a convulsão duram mais que 03 minutos a pessoa sofre lesões irreparáveis no cérebro, podendo chegar a morte.

Quem sustenta o Narcotráfico ?

70% pertences a Familías com renda superior a R$6.000,essas famílias representam 23% da população.
50% têm de 20 a 29 anos;
43%possuem cartões de crédito,entre a população total,17% têm esse instrumento;
35% têm cheque especial,um beneficio concedido pelos bancos a 12% da população;

MOTIVOS QUE LEVAM A PESSOA A USAR DROGAS.

CURIOSIDADE: Não tem informações adequadas sobre as drogas e seus efeitos.
DISPONIBILIDADE: Tem fácil acesso as drogas.
PRESSÕES DE GRUPOS: Influência dos amigos mais próximos. Demonstrar independência ou hostilidade.
DESESTRUTURA FAMILIAR: Carência Afetiva, vazio interior e falta de perspectiva e objetivos. Estão insatisfeitas e não valorizam sua vida.

TAMBÉM USAM PARA:

Fugir de problemas e insatisfações. Fugir do tédio, da timidez e da insegurança e ter novas experiências.

Como identificar um Usuário de Drogas

Mudança brusca na conduta do usuário;

• Inquietação motora. Sem nenhum motivo aparente o jovem apresenta-se impaciente, inquieto, irritado, agressivo e violento.

• Depressões, estado de angústia;

• Queda do aproveitamento escolar;

• Isolamento (a pessoa se isola de tudo e de todos);

• Mudança de hábito e insônia (a pessoa passa a dormir de dia e ficar acordado de noite);

• Existência de objetos estranhos entre os seus pertences (seringas, comprimidos, cigarros, etc.);

• Desaparecimento de objetos de valor ou ainda incessantes pedidos de dinheiro. Para manter o seu vício o usuário precisa cada dia, de mais dinheiro;

• Más companhias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário