quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Técnica de Entrevista

Técnica de Entrevista

É uma conversação relativamente formal com o objetivo de obter informações e constitui método de investigação, juntamente com a observação e participação.

A observação pode ser empregada durante a entrevista para a obtenção de dados sobre o comportamento do entrevistado, para notar como reage às perguntas, seu tom de voz, bem como suas hesitações e atitudes para com o entrevistador. Assim, a observação assume função de relevo na investigação, pois informações a respeito do investigado podem ser colhidas sem a necessidade de verbalização, com a mera observação de seu comportamento.

A participação é definida como a troca de informações entre duas ou mais pessoas, sendo necessário que exista empatia entre elas, com alguém colocando-se no papel e na situação de outra, para compreender seus sentimentos, pontos de vista, atitudes e atos.

Operacionalização da entrevista

Durante a entrevista, o entrevistador tem duas tarefas importantes a cumprir:

1) maximizar o fluxo de informações relevantes – tarefa de produção;
2) manter o relacionamento pessoal no melhor nível possível – tarefa de manutenção.

A entrevista é uma conversação mantida com propósito definido, planejada e controlada pelo entrevistador. Para melhor compreendê-la, há que se atentar para os aspectos técnicos e fatores humanos a ela inerentes.

A ordem dada aos objetivos da entrevista pode ser lógica e sistemática, recomendável para entrevistadores menos experientes, ou flexível e psicológica, adotada pelos entrevistadores mais hábeis.

Formulação das perguntas

Como já dito, não existe nenhuma receita ou norma fixa para formulação correta de perguntas, mas sim determinados princípios que auxiliam o entrevistador nessa missão.

São eles:

– escolha de palavras adequadas ao entrevistado – uma linguagem técnica pode inibir um entrevistado humilde, ao passo que uma linguagem rústica pode intimidar um entrevistado mais culto;

– utilização preferencial das perguntas abertas, ao invés das fechadas – o entrevistador deverá evitar palavras que conduzam às respostas monossilábicas SIM/NÃO.
Perguntas desse tipo são incompatíveis com a moderna conversação.

Um tema que desperte o interesse, e que poderia levar o entrevistado a falar sobre o objetivo da entrevista, será rapidamente esgotado se for abordado através de perguntas dessa natureza. Perguntas fechadas devem ser utilizadas somente em casos específicos, em que inexista campo para indagações abertas;

Atenção ao vocabulário empregado e ao nível cultural e de informação do entrevistado quando se superestima esse nível e pergunta-se algo que o entrevistado não sabe responder, além de não se obter a informação desejada, gera-se uma situação embaraçosa e humilhante que terá reflexos na continuidade da conversação.
Por isso, o entrevistador deve deixar a impressão de que está efetivamente apreciando a conversa com o entrevistado, a despeito da eventual existência de barreiras intelectuais e/ou sociais, colocando-se numa postura ou situação confortável e amigável.

Fatores humanos

O nervosismo é mais aparente nos instantes iniciais da entrevista, razão pela qual o entrevistador deve movimentar-se com lentidão ao levantar-se para cumprimentar o entrevistado, ao sentar-se, e ao proferir as primeiras palavras. Deverá, ainda, agir de forma profissional, abstendo-se de brincadeiras com colegas ou ao telefone.

O Vigilante não precisa falar alto, dizer palavrões ou demonstrar descortesia para fazer-se respeitar e obter informações de qualidade. Muito pelo contrário. Agindo assim, demonstra apenas despreparo profissional,e por conseqüência, não conseguirá angariar a confiança do entrevistado.
De modo geral, uma série de 4 (quatro) fases, ajudam o entrevistador a racionalizar seu tempo durante a entrevista. São elas:

1) Aproximação
Caracteriza-se como o primeiro contato direto entre o entrevistador e o entrevistado.

É uma forma de comunicação breve do entrevistador sobre a informação que já possui, visando a eliminação de tensões e barreiras à comunicação, a provocação do fluxo de palavras, a promoção de sensação de confiança e a busca de complementação da informação inicial. No primeiro momento, o entrevistador
deverá ( vide tópico Operacionalização da entrevista):

– cumprimentar o entrevistado;
– apresentar-se;
– explicar a finalidade da entrevista;
– solicitar ao entrevistado o tempo disponível;
– garantir e preservar o sigilo e anonimato das fontes e das informações;
   E iniciar a entrevista.

2) Ataque aos pontos fortes

Consiste em obter um esboço geral da história do entrevistado, sua identidade pessoal, suas informações familiares e sociais, visando a exploração sutil, pelo entrevistador, dos valores por ele cultuados. Esta fase complementa e reforça a anterior.

3) Ataque ao objetivo

É a concretização do próprio motivo da entrevista, respondendo ao seu propósito de modo fracionado ou integral. Essa fase diz respeito ao ponto considerado crucial da entrevista, e deve ser abordada de forma sutil e discreta, baseada na percepção e no senso de oportunidade do entrevistador.

4) Final ou término

Trata-se do derradeiro estágio da entrevista, que deve ser encerrada em clima amistoso e cordial. Consiste em um resumo e uma declaração final, corroborando os principais pontos abordados.

É importante que entre essas fases, e mesmo entre seus desmembramentos, o entrevistador faça as transições de modo sutil e discreto, a fim de não criar ou aumentar aansiedade do entrevistado e bloquear a comunicação.

Obs: A Técnica de Entrevista somente é utilizada pela Autoridade Policial,o vigilante utilizando deste meio,poderá responder por Constrangimento Ilegal e Usurpação de Função Pública.

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